◆A Universidade Nacional de Rosário foi criada em 1968 pela Lei 17.987. Sua fundação, era uma estrutura isolada da Universidad Nacional do Litoral, de quem seus primeiros órgãos acadêmicos e administrativos na época consistiam da Faculdade de Medicina, Ciências da Engenharia e Arquitetura, Economia, Filosofia, Ciência do Direito e Política, Odontologia, Ciências agrícolas e hospitais de ensino e escolas secundárias que também dependiam Instituto de Música em Rosário.
◆Ingresso na Universidade - O ingresso é através do MIU (Módulo de Inclusão Universitária), sendo um curso preparatório de pré-ingresso. Módulo de Inclusão Universitário é um curso de ingresso da faculdade de Rosario, de acordo com a visão e a missão centrada na educação e saúde como direitos humanos inalienáveis. São compostos por três módulos: Direitos Humanos, Sistemas de Saúde e Universidade da Cidadania.
◆O curso de ingresso MIU é obrigatório independente de ser estrangeiro ou Argentino. É necessário obter 75% de presença, tendo o aluno que fazer uma observação de 16 horas com um médico qualquer especialidade). Ao final da observação deverá fazer um relatório contando sua experiência.
◆O curso estende-se por 03 meses, sendo: Janeiro, um trabalho de observação de campo e, Fevereiro e Março (15 encontros, dois por semana). O trabalho em sala de aula é sempre em pequenos grupos, e sua avaliação é contínua e formativa.
◆Irá iniciar uma viagem sobre a vida universitária, esta é uma forma que permite que compare seus desejos, pensamentos e sonhos com a realidade da vida acadêmica e ao exercício futuro da profissão.
◆As aulas presenciais tem início na primeira semana de Fevereiro, já em Março ao final do curso preparatório o aluno presta uma prova inscrita a qual deve alcançar a média 6,0. Caso o aluno não alcance a média tem uma segunda oportunidade que é a prova oral.
◆A Universidade visando ajudar os alunos abre um leque de oportunidades, aos que não conseguem passar na prova inscrita e na oral, podem iniciar na carreira desejada, sendo que, de forma irregular e, em Setembro faz-se uma nova prova do MIU, o aluno passando na prova sua situação regulariza na universidade, podendo dar continuidade a carreira.
◆OBS: A Faculdade exige do aluno o certificado de proficiência do Idioma de espanhol a Nível B2 avançado.